terça-feira, 17 de novembro de 2009

http://www.inspiira.org

O Provedor [ESFJ]

Prover é o ato de fornecer aos outros as coisas necessárias à vida, e os ESFJs parecem ansiosos para servir aos outros, garantindo que estes se sintam bem-dispostos e fazendo parte do grupo. Estes Provedores se responsabilizam por providenciar a saúde física e o bem-estar das pessoas necessitadas, mas eles também são os mais sociáveis de todos os Guardiões [xSxJ], e, portanto, são os grandes sustentadores de instituições como escolas, igrejas, clubes sociais, e grupos cívicos. Onde quer que vá, Provedores assumem o papel do contribuinte social, dando seu tempo e energia com um sorriso no rosto para se certificar de que as necessidades dos outros estão sendo preenchidas, que as tradições são apoiadas e desenvolvidas, e que as funções sociais são um sucesso.

Como uma variante dos Guardiões de Platão e os proprietários de Aristóteles, o ESFJs são um pouco diferente dos outros xSxJs, na maioria dos aspectos. Como todos os Guardiões são concretos na comunicação e cooperativos na execução dos seus objetivos. Eles estão interessados em aprender sobre comércio, estão preocupados com a moralidade, e trabalham bem com materiais. Quanto à orientação, eles tendem a ser fatalistas, pessimistas, e estóicos ao guardar seus portões e ao olhar para o ontem. Fundam a sua auto-imagem em ser visto como confiável, bondoso e respeitável. Muitas vezes, seriamente preocupado com as coisas, eles confiam autoridade, anseiam por pertencer, buscam segurança, valorizam gratidão, e aspiram por posição executiva. Intelectualmente, eles são propensos à prática logística muito mais do que a táctica, a diplomacia, e especialmente estratégia. Além disso, com a sua natureza amigável e generosa, eles tendem a assumir o papel informativo do Conservador mais prontamente do que o papel durão dos Administradores [ESTJ]. E porque eles são tão expressivos e amigáveis eles parecem mais felizes fazendo o papel de Provedores [ESFJ] do que o do Protetores [ISFJ].

Os Provedores são muito provavelmente mais de dez por cento da população. Isto é muito bom para todos nós, porque a cooperação e a facilitação social é um elemento-chave de sua natureza. Proprietários por natureza, ESFJs são qualificados em manter o trabalho de equipe entre os seus ajudantes, e também são incansáveis na sua atenção para os detalhes da organização de bens e serviços. Eles fazem excelentes chefes de comitês encarregados de banquetes, bazares, bailes de caridade, e coisas do gênero. Eles são inigualáveis mestres de cerimônia, capazes de abordar os outros com facilidade e confiança, e aparentemente conscientes do que todos têm feito. E eles são excelentes anfitriões ou anfitriâs, capazes de se lembrar do nome de todas as pessoas, geralmente após uma só apresentação, e sempre preocupados com as necessidades dos seus convidados, querendo ter certeza de que todos estejam envolvidos e supridos.

Esses Conservadores expressivos são agradáveis e falantes, e podem tornar-se inquietos quando isolados das pessoas. Mesmo entre estranhos (em um avião, na fila do supermercado, em uma sala de espera do médico), eles vão encontrar-se numa conversa e agradavelmente bater papo sobre qualquer tema concreto que venha à mente. Como todos os Guardiães, eles seguem uma espécie de associação livre, saltando de assunto para assunto, de condições meteorológicas a esportes, ao preço dos alimentos, e assim por diante. Além disso, ESFJs mostram um delicioso fascínio com fofocas, não só relativas a celebridades, mas também aos seus amigos e vizinhos. Se queremos saber o que se passa na comunidade local, a escola, ou igreja, eles estão felizes em nos preencher com todos os detalhes.

Os Provedores tendem a ter coisas observáveis em sua mente ao invés de coisas imaginárias. É provável que estejam conscientes dos eventos e problemas na vida das pessoas e que gostem de discutí-los; mas quando as conversas se tornam abstrações filosóficas ou científicas, eles podem tornar-se impacientes. Ponderar sobre questões abstratas da antropologia, epistemologia, psicologia, sociologia, teologia, ou seja o que for, não lhes atrai o interesse, ao contrário do que acontece com os Idealistas [xNxF] ou Racionais [xNxT]. Ao invés disso, os ESFJs tendem a dar ouvido ao conhecimento de autoridades reconhecidas quando se trata de questões abstratas, e freqüentemente dependem de opiniões sancionadas como fonte de suas opiniões e atitudes.

Tradições sociais são importantes para os Provedores, e as suas conversas naturalmente tendem ao recontar nostálgico de experiências anteriores passadas nos "bons e velhos tempos". Ao mesmo tempo, porém, ESFJs podem causar tensões desnecessárias nas pessoas ao expressar antecipações de melancolia e desgraça, exibindo uma forte tendência ao pessimismo que pode ser contagiosa. Eles têm que controlar seus temores de que o pior certamente acontecerá.

Os Provedores são altamente sensíveis e não são de modo nenhum relutantes em expressar as suas reações emocionais. Eles são rápidos em gostar e não gostar, tendem a colocar num pedestal o que ou quem eles admiram, e a pegar pesado com as pessoas e as questões com que não se importam. Sempre consciente de aparências, eles levam muito a sério as opiniões que as outras pessoas têm deles. Eles podem ser esmagados por críticas pessoais, e funcionarão efetivamente apenas quando apreciados tanto por serem quem são e pelo serviço abundante que prestam aos outros. ESFJs precisam ser necessários e podem gastar bastante energia para certificarem-se de que merecem sê-lo. Se tratados de uma forma hostil podem tornar-se desmotivados e tristes, e estarão propensos a assumir a culpa por qualquer coisa que possa estar errada em sua instituição ou em seus relacionamentos.

Na escolha de carreira, os Provedores dão preferência a ocupações voltadas a serviços. Eles têm personalides tão agradáveis e expansivas que são de longe os melhores representantes de vendas, não só vencendo concursos de vendas regularmente como sendo efetivados em qualquer grupo de vendas dentro de uma organização. A observação de ESFJs trabalhando durante uma venda irá demonstrar como este tipo personaliza a venda. Eles são visivelmente e sinceramente preocupados com o bem-estar dos seus clientes e, assim, o cliente não está simplesmente comprando o produto, mas está comprando pessoalmente do Provedor. Esta mesma característica faz com que eles sejam bons em muitas profissões relacionadas ao lidar com pessoas, como professores, sacerdotes, técnicos, e assim por diante. ESFJs raramente se tornam uma fonte de irritação aos seus superiores pois são guiados por um sentimento de obrigação e de serviço, respeitando e obedecendo as regras e regulamentos estabelecidos. Conscienciosos e organizados, são leais a seus empregadores, e são secretárias pessoais e recepcionistas de escritório de valor inestimável.

Esses Provedores assumem seus papéis de provedores da família a sério, tanto no sentido material como moral.Eles fornecem uma casa boa e segura, boa comida, roupas de qualidade, e um estoque de bens. Mas eles também são cuidadosos quanto a responsabilidades domésticas, sendo organizados com relação à casa, e preferem que os outros membros da família também o sejam. Além disso, eles possuem um forte conjunto de valores com regras claras regendo o que se pode ou não pode fazer, que eles esperam que seus familiares também acatem. Provedores querem que as decisões de família sejam resolvidas rapidamente e com pouca discussão, e eles querem que a vida em família siga um planejamento feito regularmente e executado conforme planejado. Eles não se rebelam contra afazeres rotineiros, são dedicados aos valores tradicionais de casa e lar, e são os mais solidários de todos os Tipos.

Provedores são parceiros leais e amorosos, dispostos a enfrentar os bons e maus tempos ao lado de seus maridos ou esposas, extendendo-se além do dever de manter o casamento e a aparência de felicidade, mesmo quando a estrada é tortuosa. Eles gostam de socializar e de entreter as pessoas, e respeitam todos os rituais designados para se servir alimentos e bebidas saudáveis. Eles adoram festanças tradicionais, e parecem capazes de expressar o sentimento correto em relação a determinada ocasião social. Eles têm um grande coração, são pessoas sentimentais, e geralmente adicionam brilho a aniversários e a bodas de casamento, tornando-as ocasiões alegres.

Os Provedores são ferozmente dedicados aos seus filhos, e se sacrificarão para se assegurar de que eles tenham tudo o que precisam para que tenham bem-estar físico. Às vezes a própria noção de sucesso dos ESFJ vem de estarem conectados aos sucessos e derrotas dos seus filhos. Provedores podem enxergar seus filhos como uma extensão da família, com o que quer que seus filhos façam refletindo sobre eles como pais. Se seus filhos são educados e produtivos, Provedores brilham com orgulho, mas se os seus filhos são desordeiros ou mal-agradecidos, os pais Provedores podem se envergonhar deles e se tornarem críticos com relação a eles, tentando incutir neles um senso de gratidão e de compostura social. Como crianças, os Provedores normalmente respeitam e reverenciam seus pais e na escola são alunos responsivos e obedientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário